Medicina Dentária


A ortodontia é a especialidade na Medicina Dentária que Diagnostica e  trata o mau posicionamento dos dentes e dos maxilares, através de um estudo "estudo ortodôntico" o qual é feito por um Médico especializado.

Aconselha-se que todas as crianças, com idades compreendidas entre os 6-7 anos, altura em que nascem os dentes definitivos, façam uma consulta de ortodontia, para diagnóstico.
Existem vários tipos de aparelhos: os aparelhos fixos e os removíveis.

Nos aparelhos fixos colocam-se brakets e bandas coladas aos dentes, nos removíveis não.

Existem situações nos adultos que é necessário fazer cirurgia ortognática quando as estruturas ósseas apresentam muita discrepância entre si.

Tipos de aparelhos:

Ortodontia fixa

  • Ortodontia Ortopédica/Funcional
  • Ortodontia Fixa
    • Aparelho fixo metálico
    • Aparelho fixo cerâmico
    • Aparelho fixo lingual (sistema INCOGNITO) é muito usado por artistas, modelos e desportistas, por ser colocado por trás do dente, por não ser visível e evita lesões labiais em caso de acidente.
  • Ortodontia removível
    • Aparelhos removíveis
  • Tratamentos MULTISCIPLINARES

Os dentes são alinhados e nivelados, sendo suportados por uma gengiva saudável, tendo bastante influência na imagem e auto-estima individual.

O Aparelho Ortodôntico (AO) pode ser fixo ou removível. No caso do Aparelho Ortodôntico fixo, pode ser constituído por brackets metálicos ou estéticos, enquanto que no removível podem ser utilizadas diversas técnicas de correcção.

Um tratamento de Ortodontia pode ser efectuado em crianças e adultos, no entanto é necessário ser informado pelo seu dentista sobre a possibilidade de correção e como proceder à mesma.



Quais as fases do processo?

  • Na primeira consulta o paciente é observado e realiza os primeiros exames, que irão fornecer ao ortodontista os dados necessários a um diagnóstico rigoroso;

  • Após um estudo o ortodontista apresentar-lhe-á por escrito o seu diagnóstico, plano de tratamento ortodôntico, o orçamento e o faseamento deste. Nesta fase o ortodontista estará disponível para esclarecer quaisquer dúvidas ou anseios que o paciente possa sentir;

  • Colocação do aparelho ortodôntico;

  • Manutenção de aparelho ortodôntico.

  • Colocação de contenções após fim de tratamento.


Perguntas frequentes

Todos so cuidados quer sejam de higiene, manuseamento, alimentação e etc.… são explicados na consulta de colocação do aparelho, é fornecido um kit ortodontico e explicado o seu uso. No entanto tem que haver uma boa e correcta higiene dentária para prevenir o aparecimento de cáries dentárias.

A colocação não provoca dor, porque o aparelho é colocado sobre os dentes.

Depois de serem colados ou ajustados provocam um certo desconforto, que ao fim da primeira semana desaparece quase na totalidade. Se faltar a uma consulta de manutenção que faço? se faltar a uma consulta, remarca o mais rápido possivel para que não se atrase o tratamento ortodôntico.

Nenhum aparelho ortodôntico estraga os dentes se os cuidados de higiene não forem descurados. A remoção dos brackets no fim do tratamento não deixa qualquer mancha nos dentes, uma vez que a cola é removida por dispositivos adequados.

Após o tratamento há uma fase de contenção, pois os dentes têm tendência a voltar a tomar a sua posição original. Nesta fase devem ser usados aparelhos passivos, cómodos e praticamente imperceptíveis, que apenas mantêm a posição alcançada pelo aparelho de ortodôncia. No entanto ao longo da vida, podem vir a ocorrer alterações adversas na oclusão, alheias ao controlo do Ortodontista, que podem vir a necessitar de novo tratamento ortodôntico.