Dentisteria


A Dentisteria é a área da Medicina Dentária, que trata de restabelecer e melhorar a estética dentária e também a sua função.

A nível da estética, tem havido uma grande melhoria, devido aos novos materiais e técnicas que permitem aos médicos resultados de excelente qualidade.

A que se aplica:

  • Cárie dentária
  • Fracturas dentárias
  • Substituição de restaurações antigas
  • Substituições de restaurações infiltradas
  • Substituição de restaurações pigmentadas
  • Substituições de amálgamas
  • Correção estética dentária

Dentro dos tratamentos a nível estético, existem os branqueamentos, devido á idade,aos hábitos alimentares, bebidas (café, chá, refrigeirantes, vinho, tabaco) os dentes vão ficando escurecidos e pigmentados.

Hoje em dia existem diversos materais e técnicas de branqueamento que, utilizados correctamente, permitem resultados eficazes de forma segura, sem prejudicar ou afectar a estrutura do dente.

Existem dois tipos de branqueamentos:

  • Branqueamento em consultório.
  • Branqueamento em casa.

Ambos são eficazes o Branqueamento em consultório leva cerca de 1.30h a concluir e fica pronto no mesmo dia, as concentrações do produto são mais elevadas.

O Branqueamento em casa os produtos são de menor concentração, levam cerca de 6h por dia ao longo de uma semana, ou mais sempre com a supervisão médica, é feito com uma goteira própria para o efeito.

Ambos podem ser feitos por qualquer pessoa, no entanto se tiver lesões cáries ou hipersensibilidade, devem tratar antes de efectuarem o Branqueamento.

Atenção que o gel de branqueamento só actua em dentes naturais, se existirem restaurações, coroas, pontes ou facetas prévias, poderá ter que se substituir após o branqueamento.

Os efeitos secundários mais frequentes são a sensibilidade dentária e a inflamção gengival, que desaparece com a interrupção do tratamento.

Recomenda-se uma boa higiene oral, diminuição do consumo de alimentos que pigmentem e diminuição do consumo de tabaco, é fundamental para evitar o retrocesso do tratamento.

O tratamento de branqueamento dentário não é definitivo, no entanto com as técnicas e meios utilizados por nós, permite-nos manter dentes mais brancos cada vez mais tempo, com uma duração média de 2 anos até novo procedimento.